segunda-feira, 12 de março de 2007

HIDROGINASTICA II

A hidroginástica, como o próprio nome sugere, é uma ginástica feita dentro d'água. Por esta razão, seus benefícios são os mais diversos, tanto para esportistas quanto para pessoas que não se exercitam há um bom tempo.

O número de idosos nesse tipo de aula é muito grande, já que a água diminui o peso do corpo em 50%, facilitando a realização dos movimentos e permitindo que o exercício seja mais explorado. No entanto, a hidroginástica traz benefícios para todas as idades e tipos físicos. Muitos atletas a praticam para fortalecer os músculos sem prejudicar as articulações, já que o impacto é reduzido pela água.

O professor de natação e hidroginástica, Mirco Cervales, explica que "quando se está dentro d´água, só o fato de se equilibrar para ficar em pé já ajuda a fortalecer diversos grupos musculares". Além disso, o exercício alia a tonificação dos músculos com a cárdio-respiratória.

Outro aspecto que Mirco considera positivo na atividade é a pessoa não ter a percepção de estar suando. "A água alivia o cansaço e o suor", afirma.

A hidroginástica também é bastante indicada para pessoas com problemas na coluna, por aumentar a circulação sanguínea do organismo. Isso faz com que haja uma melhora na flexibilidade das articulações, diminuindo as dores na coluna.

A prática regular da atividade (três vezes por semana durante 45 minutos) melhora não só os aspectos físicos, mas também os psicológicos. Mirco diz que "após a 6ª aula já dá para ver um diferencial no bem-estar, principalmente na hora de dormir e acordar". Ele ressalta que é importante fazer os exercícios durante três semanas consecutivas, no mínimo, para ter um parâmetro real do que é a atividade. Como toda atividade física, a ginástica dentro d´água também precisa de alguns cuidados na hora da prática.

A altura ideal da água para os exercícios varia entre 1,20 m e 1,25 m, batendo, mais ou menos, na altura do peito. Mirco alerta que as meias antiderrapantes são bastante usadas pelos alunos e dão mais segurança na hora de realizar os movimentos. Os maiôs "de perninha" também deixam os praticantes mais a vontade.

2 comentários:

Fer disse...

Oláa
td bem???
Obrigada por ter passado no meu blog!! E por ter me linkado aqui tb! Já linkei vc lá tb ok???
Fico feliz por vc estar fazendo hidro!! É isso mesmo, não vale ficar parada!!!
Bjos e sucesso!!!!!!!!!

Léle disse...

Também quero fazer hidro!!!!!

Hehe, vou dar um jeito de entrar tbém!

Bjs!