sábado, 17 de março de 2007

ATITUDE SAUDÁVEL

Entre saber e fazer há um longo caminho a ser vencido. Tomar uma decisão a seu favor e engajar-se nela de corpo e alma pode ser o primeiro passo para sua nova vida. O céu é o limite!

por Lucília Diniz

Um dia desses, estava no palco de um auditório lotado onde tinha acabado de dar uma palestra. Iniciada a "sessão perguntas", uma jovem aparentando vinte e poucos anos levantou a mão. A moça tinha cara de menina. Tanto que abri o maior sorriso, na certeza que viria algo simpático pela frente. Alguém a levou o microfone e ela disparou: "Lucília, o que faz uma dieta dar certo?"

Confesso que fiquei um pouco incomodada com a "amplitude" da questão (perguntas também são gordas, sabia?), pois tinha acabado de falar por uma hora sobre o assunto. Tomei fôlego e um gole d'agua para acalmar a garganta e o ânimo. De repente, me veio à mente uma sensação antiga, que remontava do tempo em que eu ainda brigava com a balança. Naquela época, por mais informações que colhesse em livros, revistas, cursos e conversas com especialistas de todo tipo, sempre imaginava que nada seria capaz de gerar uma mudança em mim. Estava atrás da pílula mágica. Não queria emagrecer, e sim, "ser emagrecida".

Foi então que percebi a verdadeira dúvida da jovem. Ela, eu e talvez você, leitora, já estamos transformadas em professoras de vida saudável.

Sabemos, quase em 100% dos casos, o que é certo e o que é errado. Só não conseguimos atravessar a difícil barreira da teoria à prática. Do saber ao hábito. O que a jovem queria saber era: "Por que certas pessoas conseguem ser fiéis a uma dieta e outras não?"

Atitude à venda

Li, recentemente, a história de um jovem australiano que ilustraria bem essa resposta. Aos 25 anos, ele escutou de uma senhora que nunca seria alguém na vida, pois tinha um "problema de atitude". Desafiado, o rapaz iniciou um negócio próprio com 50 dólares no bolso. Sabem o que ele fez? Estampou a palavra "atitude", bem chamativa, em algumas camisetas. Vendeu feito água. Seis anos se passaram e esse jovem, hoje, fatura milhões de dólares. Sabem como? Imprimindo a palavra "atitude" em dezenas de produtos.

Na minha percepção, essa história sugere que estamos entrando em um novo tempo. Um tempo em que a atitude passa a valer mais que o conhecimento puro e simples. Há pessoas superinformadas que não saem do lugar. Outras, sem nenhum acesso à informação, conseguem atingir seus objetivos simplesmente adotando uma nova postura em relação à alimentação - e à vida. Pensem nisso.

Mas, afinal, do que é feita essa tal de "atitude", palavra mágica que promete tanta transformação? Atitude nada mais é do que adotar pequenos gestos no dia-a-dia. Gestos simples, mas que fazem uma enorme diferença.

Por incrível que pareça, há gente que almoça salada e grelhado, mas odeia bebida light e café com adoçante. Não há dieta que sobreviva ao consumo de açúcar e refrigerante comum. Corte estes maus hábitos.

Exemplos de gestos light

ABAIXO A FRITURA!!!!!! Empanados só podem ser encarados se forem feitos no forno!!!!!
Fritura deve ser evitada ao máximo. Quer um empanado? Faça no forno. É mais saudável e saboroso.

Seja inteligente e negocie com seus hábitos. Quer um exemplo? O que é mais fácil para você viver sem: azeite na salada ou pãozinho francês quentinho de manhã? Ambos têm, em média, o mesmo valor calórico.

Perca aquela mania boba de falar que você não "engole" leite desnatado. Com o tempo você vai notar que ele é igual ao integral, apenas um pouco mais leve.

Experimente fazer trocas vantajosas:

1. Óleo de fritura (que ensopa o alimento de gordura) por caldo de galinha light;
2. Creme de leite (integral ou desnatado) por iogurte desnatado;
3. Massa de lasanha por folhas de palmito pupunha;
4. Batata palha tradicional por cenoura ralada e assada no forno...

Você emagrece sem se privar de nada.

Nenhum comentário: