quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Tenha um dia saudável

Escolher conscientemente o que você vai comer pode significar muito mais do que calorias a menos. Ao equilibrar os alimentos no prato você também consegue combater o estresse e ganhar mais disposição

por Lucília Diniz


Você já pensou no peso que cada refeição pode ter na nos sa vida?
Não falo no sentido de calorias, mas de impacto na rotina. Dependendo do alimento, podemos desperdiçar o dia por completo. Só não tinha visto ainda uma única refeição ser capaz de acabar com dez anos de casamento. Até anteontem.

Caminhando pelo bairro, encontrei meu amigo César todo tenso, com o jornal debaixo do braço. Perguntei o motivo da cara feia.

– “Briguei com a minha mulher, Lucilia!” – ele me respondeu.

– “Acordei cedinho no sábado para jogar tênis no clube que freqüento. Encontrei vários amigos e fiquei por lá batendo papo. Tomamos um chopinho até o meio-dia, quando o grupo teve a idéia de almoçar uma feijoadinha.”

Logo vi que o César adorava falar de coisas gordas no diminutivo (chopinho, feijoadinha). Mas não interferi e continuei ouvindo.

– “Para abrir o apetite, uma caipirinhazinha” – duplo diminutivo, eu pensei, já imaginando o tamanho do copo.

– “Depois, veio aquele pratinho básico de arroz, feijão, paio, carne-seca, costelinha, lingüicinha, couve na manteiga, farofa e bistequinha. Sem abrir mão daquela digestiva rodela de laranja” – disse César, com deboche.

O humor dele só mudou quando passou a falar de sua volta para casa, onde encontrou a esposa furiosa. Entre chopinhos, caipirinhas e torresminhos, o César esquecera que tinha prometido levar as crianças a uma festa junina. Coisa que ele não tinha a menor condição física de fazer naquele momento.

O tempo fechou na casa dele. Enquanto a mulher o acusava de não estar nem aí para os filhos, ele, ‘indefeso’, jogava a culpa na feijoada. No fim do dia, acabou dando a lógica: o César saindo de casa, com mala e cuia, procurando um flat para se instalar.

Prefira sempre as comidinhas do bem
A história do César é um exemplo extremo da falta de harmonia entre uma refeição e um momento. Claro que não foi apenas a feijoada que acabou com o casamento dele. O prato foi apenas o estopim. Por outro lado, quem mandou meu amigo dar sopa (ou melhor, feijão) para o azar?

Felizmente, existem muitas refeições que são do bem. Algumas delas podem até fazer a gente ganhar o dia, dando pique, energia e equilíbrio às nossas emoções. Penso que, para cada momento, existe um bom alimento. Duvida? Aqui vão algumas dicas:

No início do dia privilegie alimentos que despertam você e o seu metabolismo, proporcionando calma e sensação de saciedade. Saboreie uma laranja, uma maçã ou uma banana. Resgate o mingau de aveia ou o musli sem açúcar. Todos são ricos em fibras e dão muita energia.

Se a rotina estiver estressante, use grãos integrais, leguminosas, aves, fru tos do mar, produtos à base de soja, ovos e sementes de gergelim e girassol. Evite alimentos refinados (ricos em açúcares) e a carne vermelha (cuja digestão é mais difícil). Em pouco tempo, você verá a diferença.

Para manter o pique depois do almoço deixe de lado os carboidratos e priorize o consumo de proteínas. O ideal é variar a fonte a cada dia (carne, frango, peixe, omelete, entre outras), para obter um leque maior de nutrientes.

Para ter uma boa noite de sono inclua na dieta fontes ricas em cálcio (dá sono) e magnésio (relaxante muscular). Boas pedidas são o leite, as nozes, a cenoura, o peixe e os demais frutos do mar.

Espero que, de agora em diante, refeição nenhuma atrapalhe sua rotina. E, muito menos, sua vida amorosa.

Nenhum comentário: