quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O bom das ervas

Elas podem ser ao natural e secas para fazer chás, em gotas ou em pó. Mais importante do que a forma da apresentação são suas funções. Veja as respostas de duas nutricionistas especialistas em fitoterapia






qualidade de vida
O bom das ervas
Elas podem ser ao natural e secas para fazer chás, em gotas ou em pó. Mais importante do que a forma da apresentação são suas funções. Veja as respostas de duas nutricionistas especialistas em fitoterapia

Perguntas genéricas e específicas podem falar muito sobre seu o emagrecimento. No primeiro bloco, estão as respondidas pela nutricionista Carolina Rocha, especialista em nutrição esportiva, de Curitiba, PR:

Os chás, em geral, emagrecem?
Existem algumas plantas que dentre seus princípios ativos apresentam ação anorexígena (aquela que diminui o apetite). Essas ajudam. Outras não.

Os fitoterápicos foram os primeiros remédios da humanidade. Como distinguir entre um bom e um mau?
Desde 1978 a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem incentivando o uso da fitoterapia como uma possibilidade terapêutica. É fundamental lembrar que um fitoterápico é um medicamento alopático como qualquer outro prescrito pelo seu médico.

O que é quitosana?
É um produto natural (não é medicamento) retirado das cascas de crustáceos, como caranguejo, camarão e lagosta. Ela é uma substância quimicamente similar à celulose, uma fibra de plantas. Tem quase as mesmas propriedades das fibras, porém possui a habilidade de atrair a gordura e a convertê-la numa forma em que o corpo humano não a absorve. Ligada a ela, a quitosana não entra na corrente sangüínea. Auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Quando foram descobertas as qualidades do sene?
Sua principal ação é atividade laxativa e catártica (eliminação de grande quantidade de água não absorvida do intestino), sendo indicado para facilitar a evacuação. O sene não deve ser utilizado por meio de chás, com o objetivo de emagrecimento, pois, de tal forma, não temos o controle da dose e a concentração precisa dos seus componentes. Um dos efeitos colaterais é a diarréia intensa. É contra-indicado durante a gravidez, para idosos e crianças. O uso do sene deve ser com orientação médica.

A cáscara sagrada auxilia no emagrecimento?
Sim, trata-se de uma planta com excelentes propriedades medicinais. A principal função da cáscara-sagrada é corrigir os problemas intestinais, com a grande vantagem de não provocar cólicas nem diarréia. Ela não exerce apenas uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Dentre as contra-indicações estão constipação crônica, gravidez, lactação, estados inflamatórios do intestino, obstrução intestinal e no caso de desidratação severa. Crianças abaixo de 10 anos devem evitar o uso. A prescrição é feita, em geral, por médico ou um especialista abalizado.

A seguir, as respostas da nutricionista Vanderli Marchiori, professora da disciplina de Fitoterapia do Centro Valéria Paschoal de Ensino (CVPE), em São Paulo, e da Associação Argentina de Fitomedicina.

Tomar água quente faz bem à saúde? É verdade que ela “lava” o corpo por dentro? Isso acontece também quando tomamos infusões?
Sim, faz bem quando consumida morna para não agredir a parede do estômago. Ela estimula o funcionamento da musculatura lisa do intestino e assim facilita a evacuação. Antes disso já conseguiu melhorar a hidratação das células. Ou seja, certos chás fazem o mesmo.

Quais os problemas de perder peso de maneira errada?
Isso induz, por vezes, à perda de massa muscular ou até à desnutrição severa. Um emagrecimento correto pode ser realizado com dietas que diminuem as calorias, mas permitem comer tudo o que é saudável. Desde que haja orientação individualizada e a mudança dos hábitos que causaram o excesso de peso.

Deve-se tomar os suplementos alimentares sempre com indicação médica?
Com acompanhamento de um profissional capacitado. Atualmente pode ser um médico ou nutricionista especializado em fitoterapia. O dietista prescreve plantas medicinais como complemento dos planos alimentares, desde que os vegetais não sejam de indicação médica exclusiva.

A fibra de maracujá contribui para afinar?
Sim, porque ela modula, ou seja, regula a glicemia e isso impede a formação de gordura, principalmente aquela perigosa acumulada no abdômen. Mas preste atenção: auxilia na redução da probabilidade de formação e não reduz a já existente. Não há contra-indicações e pode ser usada com frutas ou iogurtes entre as refeições principais.

"O chá verde acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Isso ajuda a reduzir o peso"
VANDERLI MARCHIORI, NUTRICIONISTA

Nenhum comentário: